Cãomigo Sempre: Hora do banho

terça-feira, 14 de abril de 2015

Hora do banho

Bom dia a todos os CãoMigos sempre

Hoje vamos falar sobre a hora mais complicada de todos os cãoMigos, a hora do banho.
Tem aqueles cães raros que adoram a hora do banho, mais 90% deles, correm nesse momento.
Os meus CãoMigos já conhecem muito bem a palavra "banho" é só mencionar essa palavra e eles correm para todos os lados procurando um lugar para se esconder.

Quando temos condições mandamos nossos cãomigos ao petshop para um banho profissional. Mas nem sempre isso é possível então eles tomam banho em casa mesmo.
Há pessoas que mencionam não dar banho em seus cãomigos em casa, pois não sabem como. Por isso eu decidi escrever esse post e ajuda-los a aprender o que eu aprendi sobre banho nos peludinhos.
Em primeiro lugar é importante que você arranje um local para seu cão tomar banho, em que você tenha acesso a água morna. Eles sentem frio tanto quanto nos, porém, a pele deles é mais sensível, então não coloquem a água muito quente que pode machuca-los.
Compre sempre um shampoo e um condicionador especifico para cães. Os shampoos humanos...bom...são para humanos, é redundante mais é verdade, o shampoo para cães possui uma composição química diferente, pois pêlo não é igual a cabelo.

É importante usar o shampoo e o condicionador, pois o shampoo serve somente para lavar, o condicionador é que hidrata e auxilia na escovação do seu cão.
Geralmente os shampoos para cães vem concentrado, então eu aconselho que separe uma canequinha para diluir um pouco do shampoo com água. A diluição auxilia a aplicação.
Separe também uma toalha, um secador (de preferência um secador que tenha a opção frio) e uma escova/ pente para pêlos.
Com todas as ferramentas em mãos é hora de pegar seu cãomigo.
Vou dividir o banho em passos para facilitar a leitura:

1- Comece enxaguando bem seu cão, os cães têm 2 camadas de pelo então enxague bastante para passar por essas duas camadas.

2- Depois de enxaguar comece a passar o shampoo, eu utilizo uma luva para banho, em cães pois ela auxilia bem nessa hora, por possuir um desenho diferente que ajuda a penetrar no pêlo.
 

3-Esfregue bastante, cuidando para não acertar os olhos e a orelha do cão pois água na orelha, causa infecções e shampoo no olho…oras…dói demais. Se você conseguir (eu nunca consigo) é bom colocar um algodão na orelha do cão para proteger. Os meus se chacoalham muito então o algodão voa longe. Não deixe de limpar as patinhas e entre os dedinhos que acumulam muita sujeira. Também limpe a carinha deles, cuidando do olho, claro.

4- Volte a enxaguar bem. Eu recomendo que retire o shampoo começando pela cabeça e descendo até o rabo, nessa forma você evita o trabalho em dobro, pois o shampoo não volta para parte do pêlo que você já havia enxaguado. Retire bem o shampoo pois passar o condicionador em cima do shampoo, sobrecarrega o pêlo do cão e o banho irá se prolongar.

5- Depois que o shampoo foi removido aplique o condicionador. Espalhe bem. Eu tenho uma Golden e acho mais simples tentar retirar os nós dela em quanto ela está com condicionador pois ajuda, então, se preferir escove seu cão nessa hora. O condicionador precisa de um tempinho para agir, por isso, sugiro que nesse momento você utilize um líquido próprio para limpeza das orelhas de cães, e use esse tempo para limpar as orelhas do seu peludinho. Pegue o produto para orelhas e jogue um pouco dentro da orelha, em seguida massageia bem cada orelha para que o produto entre, o canal auditivo dos cães é bem longo então você precisa massagear bem. Depois da massagem limpe a superfície da orelha, que também acumula sujeira, com um lenço umedecido ou uma toalha molhada. Orelhas limpas, é hora de retirar o condicionador.

6- Enxague bem pois alguns condicionadores, se não forem removidos por completo, machucam a derme do cão.
8- Hora de secar. Provavelmente nesse passo você já está todo molhado/a pois os cães se chacoalham bastante. Pegue uma toalha e tente secar o máximo que você consegue.

9- Coloque o cão num lugar seco e comece a secar com secador, use o secador no frio para não machucar o cão. Se você conseguir seque e escove o cão ao mesmo tempo, dessa forma você acelera o processo que é bem demorado dependendo de quanto pêlo o seu CãoMigo tem.

10- Depois de seco passe um perfume especifico de cão, para ele ficar mais "cheirosinho" e escove os dentes do seu peludinho, com escova e pasta de dente própria para cachorro.
 


Se você quiser se aventurar, corte as unhas do seu CãoMigo, como essa parte é a mais difícil eu coloquei um vídeo abaixo que achei na internet para auxilia-los nessa operação.

CãoMigo limpinho e brilhando é hora de cheirar e abraçar muito.
Se você quiser mais orientações de como cuidar do seu peludinho sugiro que leia essa página aqui.

Tenha um dia de cão com o seu CãoMigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário