Cãomigo Sempre: Como cuidar de um filhote de cão

domingo, 12 de abril de 2015

Como cuidar de um filhote de cão

Bom dia CãoMigos

Acredito que entre os donos de cães o maior problema de se ter CãoMigo é quando eles são filhotes.
Acho que Deus deu essa carinha tão fofa aos filhotes para que os humanos não desistissem de ficar com ele.

Quem já teve, ou ainda tem, um filhote conhece bem a habilidade deles de fazer BAGUNÇA.

Entre sapatos mordidos...

Moveis rasgados...

E uma infinidade de locais com a marquinha deles (seja da necessidade número um ou dois) ...
Você chega a questionar diversas vezes porque você decidiu ter um cão.
Mas não se desespere, eles aprendem rápido é só uma questão de educação,  em breve de pestinha ele/a se torna seu CãoMigo para eternidade.

Abaixo deixo algumas dicas para cuidar do seu peludinho bebê.

1- Toda vez que seu filhote fizer algo errado diga "não" de forma rígida, mesmo bebês eles compreendem o tom de voz humano e entendem que fizeram algo errado.


2- Se você pegar no flagra seu filhote fazendo suas necessidades no lugar errado, NÃO DIGA NADA. O cão associa a sua fala com o pensamento "olha a mamãe e o papai falam comigo quando eu faço isso", então, não digam nada, ignore ele/a, se possível, e tente limpar o ambiente sem que ele veja.

3- Como evitar acidentes? É muito simples, porém trabalhoso. Determine um local aonde seu filhote possa fazer as necessidades dele, e se possível coloque algumas gotas de atrativo canino (tipo esse abaixo, mais escolha a marca que preferir).


Depois da área selecionada e devidamente "aromatizada", preste atenção no seu filhote, ele costuma dar sinal de que deseja "ir ao banheiro". Quando filhote eles costumam girar em círculos, ou ficam mais agitados nesse momento. Quando você perceber essa agitação...pegue o filhote e CORRA, coloque ele no chão no lugar pré determinado para ele fazer as necessidades, e diga "xixi é ai". Ele com certeza vai sair do lugar diversas vezes, sua função é devolve-lo para o lugar e repetir diversas vezes "xixi é ai", uma hora eles/as fazem suas necessidades, e você faz uma festa gigante, pegue ele, brinque, beije, se possível dê um biscoito júnior. Dessa forma ele vai aprender que tem toda a sua atenção quando urina naquele local, diferente do que ele recebe quando urina no local errado.


4- Moveis roídos. Esse problema é grave. O dente dos cachorros, assim como os dos humanos, nasce o dente de "leite" primeiro e depois eles trocam a dentição. Assim como os humanos essa troca coça bastante, e o filhote tende a escolher moveis para resolver o problema, pois diferente dos humanos, os dentes deles são bem mais resistentes. Minha sugestão é que você dê ao filhote brinquedos, diversos brinquedos, e se possível passe nos móveis, que ele mais gostou, algum produto que tenha gosto ruim pois ele irá morder e se arrepender depois, no mercado tem várias opções.


5- Filhotes precisam comer pelo menos 4 vezes ao dia, pois o estomago deles ainda é bebê e cabe pouquinho, então precisa alimenta-lo diversas vezes (depois isso muda).


6- Deixe água a disposição do seu CãoMigo, eles costumam achar o pote de água sozinhos, mais apresentar o "cheiro de agua" pode ajudá-lo.

7- Os filhotes mordem muito nessa época, e sua mão não vai ficar de fora. Meu conselho pessoal como dona de 4 cachorros, é o de ensinar o seu filhote que a mão humana não pode ser mordida. Como eu faço isso?


Deixando ele morder, eu sei que é contraditório, mais funciona muito bem. Deixe o seu filhote morder sua mão, quando ele morder forte (se acalme ele não arranca pedaço) você tira a mão com força e diga "ai" bem alto, aos poucos ele vai entender a intensidade que deve te morder, até o momento que ele não irá mais morde-lo/a.

8- Hora de dormir. Filhotes dormem muito, e eles precisam dormir pois isso ajuda no crescimento deles. Se você vai deixa-lo dormir no quarto com você ou não, isso é uma questão pessoal, o fato é que de qualquer forma você precisa ensinar seu filhote o local dele dormir. Sugiro que toda vez que você encontre ele dormindo pela casa, pegue ele gentilmente e coloque na casinha/ caminha dele. Aos poucos ele entende o recado.


9- Casinha/ Caminha. Por serem descendentes de lobos os cães gostam de uma "caverninha", então você irá perceber que o filhote leva tudo para dentro da caverninha, incluindo os brinquedos dele, seu sapato, seu colar, papel higiênico, ou qualquer coisa que ele encontrar, logo, se sumir algo na casa procure na caverninha.


10- Não ache fofo tudo que seu filhote faz. Pode ser uma gracinha ele correndo com o rolo de papel higiênico deixando rastro pela casa, mas é errado, retire o sorriso e diga "não". Essa dica é para seu próprio bem acredite, um pastor alemão de 2 anos correndo com papel higiênico fazendo a festa na sala, causa MUITO estrago.


11- Retire MUITAS fotos, CãoMigos crescem rápido, mais rápido do que você possa imaginar, então, registre tudo. Você pode estar sofrendo agora, mais no futuro você vai sorrir e sentir falta do tempo em que ele era um pestinha.


Gostou das dicas?
Deixe um comentário abaixo contando sobre seu filhote, ou perguntando o que quiser sobre essa fase. Se eu for capaz de responder eu irei faze-lo com muito carinho.



Tenha um dia de cão com seu CãoMigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário