Cãomigo Sempre: Comprar ou adotar um cão?

terça-feira, 26 de maio de 2015

Comprar ou adotar um cão?

É uma decisão muito difícil de ser tomada principalmente se você está decidido/a a receber um cachorro na família.

A primeira coisa que precisa ser avaliada para tomar essa decisão de forma sábia, não é meramente o aspecto financeiro. Eu sei que muitas raças de cães custam verdadeiras fortunas e em alguns casos adotar parece à única solução para contar com a presença de um cãomigo na família.

Enganam-se as pessoas que acreditam que somente cães vira latas estão para adoção. Há muito cães de raça que são abandonados por pessoas cruéis que não mais desejam cuidar do peludinho, ou porque ele cresceu demais, ou por que não foi educado corretamente e é agressivo... enfim, os motivos são diversos e nenhum, em minha opinião, realmente justifica um abandono. Mas como resultados têm varias ONGs com cachorros abandonados e de raça.

O principal item que deve ser determinado para chegar à conclusão se adotar ou comprar um cão é melhor, é apenas uma:
A sua família tem condições de cuidar de um bichinho renegado pela sociedade, um bichinho que sofreu, apanhou, passou fome, ou coisas ainda piores?

Um animal adotado infelizmente vem com essa carga nas costas (só se ele for filhote ele não sofreu ainda), um vira lata que passou muito tempo na rua sofrendo, requer muito amor e paciência, e você e sua família, precisam estar prontos para receber esse tipo de animal.

Muitas vezes alguns cães recolhidos na rua são reabilitados, ou seja, passam por uma espécie de treinamento para que fiquem sociáveis. Mas mesmo esse cão com certeza ainda carrega alguns medos que só a convivência vai lhe mostrar.

Meu conselho para quem deseja adquirir um cão e não sabe se compra ou adota é que você adote. Só se você sofre com alguma doença ou tem filhos muito pequenos eu não recomendo a adoção. Não por causa do cão, por que o animal canis lúpus familiares (cachorro), são corrigíveis e é plausível de recuperação, o problema é o homo sapiens que vai cuidar do cão. Se você esta doente, ou com filho pequeno, provavelmente a sua atenção não será no cão adotado e a chance de algo errado acontecer é muito alta, por isso não recomendo que adote um cão.

Os cães de raças, exatamente por serem de raça (o que significa que houve uma seleção intencional de um determinado tipo de cachorro que gerou essa raça em questão) é possível identificar, previamente, qual será o arquétipo de comportamento dele, em outras palavras, você sabe sem conhecer o cão, que qualquer pastor alemão são bons cães de pastoreio e de proteção, o que implica que são fácil de serem treinados. Isso se aplica a qualquer pastor alemão... é da raça... o que é o recheio do bolo é a personalidade do seu cão, ele pode ser medroso, pode ser brincalhão (embora pra mim todos sejam).

A verdadeira vantagem de ter um cão de raça é só essa mesmo, pois fora isso eu lhe garanto que todo CãoMigo é igual em diversos aspectos: precisam da sua atenção, vão te amar de forma incondicional, vão sempre velar por você e por sua família... só tendo um cãomigo para entender melhor.

Eu posso retratar uma experiência pessoal que fez com que eu virasse fã de vira latas.

Eu tenho quatro cachorros, todos de raça, pois moro com minha mãe que é doente e não sabia cuidar muito de cães na época em que adquirimos os meus.

Na nossa rua, havia um cãozinho pequeno e branco encardido (por falta de banho), ele quase todo dia passava na frente da minha casa e minha mãe deixava sempre um punhado de comida pra ele.

Um dia uma de nossas vizinhas presenciou alguém batendo nesse peludinho e conseguiu “pega-lo”, a primeira casa que essa vizinha visitou foi a nossa, exatamente por saber que minha mãe o alimentava. Como ele era pequeno e lindo, eu convenci minha mãe que poderíamos abrigá-lo e depois arranjar um lar definitivo pra ele.

No intuito de ajudá-lo a encontrar um lar batizamos ele com o nome de Milu (o cachorro do Rim Tintim), por que ele se parecia com o Milu do desenho.
Quando levamo-lo ao veterinário era só dó, pois ele estava abaixo do peso, era filhote (ainda tinha dente de leite) e para piorar ele estava infestado de carrapato. Depois de um bom banho de loja na veterinária o Milu estava pronto para ser levado e alimentado, pois ele estava só osso.

Quando eu peguei o Milu no colo pela primeira vez meu coração virou manteiga, ele encostou a cabecinha no meu ombro como se dissesse “obrigada”, ele conquistou toda nossa família. O Milu tinha muitos medos, você via nos olhinhos dele que ele havia sofrido, mas aos poucos os olhos de sofrimento transformaram-se em amor. Como disse eu tenho quatro cães e nenhum deles tem a gratidão e a meiguice do Milu no olhar (e eu amo MUITO meus bichinhos, mas preciso admitir).

Infelizmente ter quatro cães já é bastante difícil e não teríamos condições de ter um quinto cão. Colocamos o Milu para adoção, com muita dor no coração.

Como eu previa, o Milu não demorou muito para ser adotado. Foi uma dor grande vê-lo partir, mas sei que ele está bem.
Sentimos sua falta Milu. Seja feliz sempre
Contei toda essa história pra vocês, para que vejam que cão de adoção pode te surpreender e MUITO, ele é um CãoMigo, com ou sem raça.

Espero que tenha ajudado você a tomar essa difícil decisão de adotar ou comprar um cão.

Tenha um dia de cão com seu cãomigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário