Cãomigo Sempre: Como escovar os dentes do meu cachorro

sábado, 9 de maio de 2015

Como escovar os dentes do meu cachorro

Bom dia CãoMigos

Muitos donos de CãoMigos acreditam que seus peludinhos não precisam escovar os dentes pois em seu habitat natural eles não teriam como escovar seus dentes, ou seja, a natureza encontraria uma forma de fazer isso sozinha.

Esse pensamento não deixa de ser verdade, porém os nossos cães não são animais selvagens e também não vivem em pleno contato com a natureza. Eles são nossos CãoMigos e em muitos lares eles até dividem a cama conosco. O que eu quero dizer com isso é que a alimentação de nossos cães, não é a mesma que eles encontrariam em seu habitat natural e por isso eles necessitam de nossa ajuda para higiene bucal.

Alguns donos alimentam seus peludinhos com comida humana como pipoca, doces, entre outros alimentos. Além de prejudicar a dieta do seu CãoMigo fazendo com que cresça algumas gordurinhas extras, você também contribui para que os dentinhos de seus cães desenvolvam doenças bem comuns entre os humanos como caries, tártaro e até mesmo mau hálito. Por esses motivos precisamos sim limpar os dentes de nossos cãomigos.

Como faço isso?

Em primeiro lugar eu devo avisa-los que escovar os dentes de um cão é excelente para auxiliar seu peludinho a entender quem é o dominante da casa, pois para eles o processo de escovação os deixa submissos a seus donos. Eu aviso isso pois muitos cãomigos não vão aceitar com tranquilidade esse processo.

Recomendo que se possível, comece a escovar os dentes de seu cãomigo quando ele ainda é filhote pois facilita o processo de aprendizagem. Mas se seu cãomigo já passou da fase infantil, não se desespere, ainda é possível ensina-lo, só vai exigir um pouco mais de você.

Passo 1
Separe o material que irá usar para o processo:
- Uma escova de dente canina
- Uma escova de dente pequena (parece um dedal) canina
- Pasta de dente para cães (tem diversos sabores que foram testado para se adaptar ao gosto do seu cão e podem ser ingeridas por eles sem perigo ao estomago). Não use pasta de dente humana, essas pastas não foram feitas para serem ingeridas e pode machucar o estomago do seu cãomigo.
- Biscoito para cães


Passo 2
De forma geral os cães gostam muito do cheiro e do sabor da pasta de dente, então deixe ele provar um pouco da pasta.


Passo 3
Sente-se em uma cadeira (ou fique em pé depende do tamanho do seu cão), posicione-se levemente acima do seu cão.

Passo 4
Segure a cabeça do seu cão erguendo o focinho dele, ele vai se debater, mas seja firme sem machuca-lo/a.


Passo 5
Comece pelos dentes da frente abrindo os lábios do cão e escovando com movimentos circulares.

Passo 6
Mova para os dentes de traz também erguendo os lábios do cão. Mantenha sempre a cabeça do seu cão erguida pois para ele ficar nessa posição faz com que ele fique submisso.


Passo 7
Escovou os dentes da frente e os detrais, dê parabéns ao seu cão acompanhado do biscoito.


Se preferir aplique um spray bucal canino para evitar o mal hálito.

Existe no mercado uma solução concentrada que você dilui na água do seu cãomigo, essa solução auxilia os dentes do seu cãomigo a permanecerem limpos e saudáveis. O melhor desse produto é que não tem gosto para seu cão e ele bebe a água normalmente.

Eu particularmente gosto muito dessa solução para limpeza dos dentes do meus cãomigos, mas como eu tenho 4 cãomigos o investimento é meio alto para mim por isso uso a escova, mais se você só tem um cãomigo acho a solução válida.



Tenha um dia de cão com seu cãomigo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário