Cãomigo Sempre: Motivos para você dar um cachorro ao seu filho/a

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Motivos para você dar um cachorro ao seu filho/a

Eu sei que muitas mães são bombardeadas de solicitações de seus filhos referentes à aquisição de um cão ou um cãomigo.

Como toda boa mãe afetuosa, a primeira sensação é a de querer acatar a solicitação de seu filho, porém como uma mãe inteligente, você sabe o trabalho que será adquirir um cão.

Infelizmente não posso dizer a você, mãe de filhos humanos, que cachorro não dá trabalho, isso é mentira, cachorro dá trabalho, mas é um trabalho positivo eu lhe garanto.

No momento em que você adiciona um cão peludinho, fofinho e charmoso na sua família, mudanças boas vão ocorrer.

Mas antes que você saia correndo e compre ou adote um cãomigo existe algumas perguntas que você precisa fazer ao seu marido, esposa e filho, afinal o cão vai fazer parte da família. Eis as questões:

  1. Seu filho/a realmente quer um amigo peludo, ou é apenas um pedido simples? O que eu quero dizer com isso: seu filho lhe pediu um cão de uma forma afirmativa, ou ele solicitou um cão com o mesmo tom que ele lhe pede uma bala ou pedaço de bolo? É importante saber o quanto seu filho quer se envolver no processo de ter um animal de estimação.
  2. Seu companheiro/a aceita um novo membro na família? Não adianta adicionar um filhote de cão na família se todos não estiverem de pleno acordo.
  3. O seu filho é alérgico a cão? É importante checar isso ANTES de adicionar o cãomigo
  4. Sua casa tem espaço para um cão? Qual o porte de cachorro você pretende incluir na família? (cada porte de cachorro requer um espaço da casa diferente, se você mora em um apartamento, não faz sentido ter um pastor alemão, por exemplo)
  5. Vocês têm condições financeiras para arcar com as despesas de veterinário, comida, etc?


Todas essas dúvidas esclarecidas é hora de escolher o cãomigo para seu filho/a.

Existem alguns itens que você precisa refletir na hora de escolher uma raça de cachorro para ser companheiro do seu filho. Se você adotar um vira latas (o que eu acho excelente e mais em conta) preste atenção se o cão é muito agressivo ou medroso, pois os dois opostos podem lhe dar trabalho. Geralmente cão vira latas que foi resgatado por alguma instituição, já foi socializado e está pronto para o convívio em família, então recomendo que procurem alguma ONG de adoção como essa do link por exemplo. Mas se você pegou um cão na rua isso é maravilhoso e admiro sua atitude, porém saiba que você precisa ensinar com muito amor e carinho que humanos são bons, pois geralmente na rua eles não entendem isso. Você também precisa mostrar ao seu vira latas, que você quer ajudá-lo e não bater nele, esse ponto precisa ser bem compreendido pelo cão. Uma vez que você conquistou a confiança do seu vira latas o carinho vem naturalmente, pois não existe cão malvado existe cão mal ensinado, assim como existe criança humana mal educada, é o mesmo principio. Só mais um detalhe sobre vira latas. Você nunca vai saber ao certo a idade dele, a veterinária pode estimar olhando a dentição mais não tem como saber ao certo, ou seja, não é possível prever que tamanho o cão irá ficar, então pense bem nisso antes de adotá-lo, pois retira-lo da rua e depois jogá-lo na rua novamente é crime e acima de tudo é imoral, então pense nisso.

Vamos imaginar que você decidiu comprar um cãomigo.  Você tem um filho, então precisa pensar que o cão que escolher obrigatoriamente necessita ser sociável, ou seja, aceitar crianças, no fim desse post deixo uma relação de raças (por tamanho) que se adaptam bem a crianças. Eu sou fã de cachorro então eu sou suspeita pra falar, mas honestamente não acho que exista uma raça que se tratada com carinho vá machucar seu filho, porém é bom saber o que esperar do seu cãomigo analisando o perfil da raça.

Mas esse post não é sobre motivos para adquirir um cãomigo para meu filho?

É verdade você tem razão, mas adquirir um cachorro é colocar uma vida a mais na sua família e eu levo isso a serio por isso a introdução prolongada.

Mas vamos aos motivos reais para adquirir um cachorro para seu filho:

  1. Um cachorro, diferente de qualquer amigo que seu filho venha a ter na vida, irá amar seu filho, mas que tudo no mundo e será capaz de dar a vida dele para proteger seu filho
  2. Cachorros ensinam um processo natural da vida ao seu filho...a morte. Infelizmente seu filho há de ver o seu cãomigo falecer, e quando isso acontecer ele irá entender o significado da perda. Pode parecer estúpido, mas muitas crianças não conseguem assimilar a morte, mesmo quando se é bem explicada por um adulto, os cães ajudam nesse processo. Não imagine a morte do peludinho como um motivo positivo, mas é um ensinamento que seu filho uma hora ou outra precisa saber.
  3. Um cachorro nunca irá abandonar seu filho, ele vai ficar em tempo integral com ele e ambos vão crescer juntos e gastar energia juntos, o que para uma mãe é bastante positivo. Não se preocupe o cão se cansa assim como seu filho, e ambos vão dormir rapidinho.
  4. Dependendo da raça do cachorro eles são excelentes cuidando da casa quando você precisa sair então é um segurança em tempo integral. Além disso, muitos cães são excelentes babas e velam pelo seu filho, você estando perto ou não. Já ouvi história de cachorros que latiam quando o bebê chorava no intuito de alertar a mãe sobre o choro do filho.
  5. Pode confiar no seu cãomigo, uma vez que ele aprendeu a confiar em você, é bem alimentado e recebe carinho, ele jamais .... vou repetir....jamais, vai machucar você ou qualquer membro da sua família.

  6. O cachorro ensina seu filho a amar e respeitar outros seres vivos e animais. É um elo que só cãomigos conseguem criar entre homem e animais.
  7. O cachorro é um animal carente 95% do tempo (os outros 5% ele dorme), o que eu quero dizer com isso, os peludinhos sempre vão estar à disposição do seu filho para brincar, seja às 6 da manhã ou às 5 da tarde.
  8. Os cães são vidrados em rotina então se você criar uma para ele seu peludinho não vai te dar muito trabalho, por exemplo: seu filho vai à escola às 7h da manhã e volta às 12h, às 7h você leva seu peludinho para urinar, em um local permitido, e ele vai ficar pacientemente esperando até as 12h o seu filho voltar, quando ele voltar será recebido com muitos beijos caninos e você alimenta ambos às 12h, à tarde o seu filho brinca com o peludinho e quando for a hora da janta você alimenta os dois novamente; lá pelas 8h da noite seu filho e o seu peludinho estão cansados e irão dormir profundamente aguardando a rotina do dia seguinte. Esse é um modelo de rotina que seu cão vai entender muito rapidamente e vai criar pouca dor de cabeça para você mamãe ou papai.
  9. Se você conseguir envolver seu filho na rotina de cuidados com o cão ele vai aprender a ter responsabilidades. Tente ensinar seu filho a escovar os pêlos do cachorro, o cãomigo vai adorar e o seu filho vai absorver essa atividade como uma responsabilidade, ou seja, ele vai pensar sempre “olha meu peludinho esta descabelado, pois eu não o escovei, então eu vou escová-lo”. Esse senso de responsabilidade pode ser ampliado a cada dia, conforme você perceba que seu filho sente prazer em fazer isso. Conheço mães que não precisam limpar as necessidades do seu cãomigo, pois essa tarefa é delegada ao filho que fica bastante feliz em fazer isso.
  10. Esse é o melhor motivo de todos para muitas mães. Diferente do seu filho humano o seu cãomigo nunca vai te deixar, mesmo quando seu filho crescer e começar a namorar a sair para baladas, o seu peludinho nunca vai ter esse desejo e você também terá um amigo para o resto da vida.


Eu acho que toda criança merece e precisa de um animal de estimação, e o cão está no topo da minha lista. A alegria de ter um CãoMigo só é entendida por quem tem um, e eu tenho certeza que seu filho merece esse sentimento, então se você pode, dê um cãomigo a ele/a.


Boas raças de cachorro de grande e médio porte (top cinco) para ser acompanhante de criança:

  1. Golden Retriever
  2. Labrador
  3. Boxer
  4. Border Collie
  5. Husky


Cães de pequeno porte (top cinco) para crianças:

  1. Pug
  2. Poodle
  3. Bulldog
  4. Shihtzu
  5. Maltes



Tenha um dia de Cão com seu CãoMigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário