Cãomigo Sempre: Como cortar a unha do seu cachorro

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como cortar a unha do seu cachorro

Muitas pessoas me perguntam se é necessário cortar a unha do cachorro ou não. A resposta correta é: depende.

Infelizmente não há uma resposta precisa, pois, cortar a unha do seu cachorro está diretamente ligada a necessidade do seu cão e isso depende muito dele.

Eu tenho pug e pastor alemão vivendo na mesma casa e eu não preciso cortar a unha do meu pastor, mas a da minha pug eu preciso. Você pode achar que varia conforme a raça, mas isso também não é verdade, minha pug fêmea necessita de corte, mas o meu pug macho não precisa.

A necessidade de cortar a unha está ligada a diversas fatores como por exemplo:

Qual o tipo de piso da sua casa?

Cão em apartamento tem um desgaste de unha menor que o cão que mora em quintal e pisa no asfalto.

O seu cão é muito ativo?

O meu pastor alemão passa o dia correndo junto com meu pug macho, mas a pug fêmea já é mais quietinha, o que desgasta menos a unha dela.

O ideal é que você observe a pata do seu cão e analise as dicas que deixo a seguir.

Os cães são descendentes dos lobos e eles utilizam as unhas como uma ferramenta de auxílio na caça e na ingestão de alimentos. Nossos peludinhos não precisam caçar então o desgaste da unha é bem menor, pois ele corre menos e usa menos as patas do que ele usaria em seu habitat natural.

Se observarmos a imagem abaixo é possível notar que a unha dos cães possui uma ponta em forma garra com aspecto triangular.

A unha do cão diferente dos humanos circula sangue que em muitas raças é visível a circulação, porém em outras raças a unha é escura e essa visualização e quase impossível. Cortar muito a unha do seu cão pode acertar esse vasinho e provocar sangramento, e pelo fato de ser um vasinho com circulação sanguínea vaza uma quantidade boa de sangue.

Para cortar a unha do seu cão você precisa ter em mente que a chance de erro é possível e causa dor no seu animal então prepare-se e estude bem a unha do seu animal antes de corta-la.

Tenha consigo as ferramentas adequadas que são:

Cortador de unha canino (a unha do cão é bem mais dura que a nossa então use o cortador adequado). Alguns cães possuem a unha bem pequena e aconselho que use um cortador de unha de gato que o resultado é bem melhor.

Pó para estancar o sangue, caso aconteça algum acidente é bom estar preparado. Abaixo deixo algumas marcas que podem ajudá-lo/a.

E é claro que você não pode esquecer de alguns petiscos para presenteá-lo pós corte. Não é uma experiência positiva o corte de unha para seu cão, então brinque e converse com ele durante o corte, para que ele associe boas impressões durante o corte.

Cuide para segura-lo de forma firme pois como é possível ver na ilustração acima o local que deve ser cortado é bem pequeno e qualquer erro resulta em sangramento, então segure seu animal de forma firme, abaixo deixo algumas sugestões de como segura-lo.

Lembre-se de cortar e presentear seu cão. Se errar aplique imediatamente o pó, e não deixe ele colocar a pata no chão até que veja que o sangue parou de sair, isso evita infecção.

Quando cortar a unha olhe a ponta e veja se esta com a coloração abaixo. Caso não esteja corte um pouquinho mais (bem pouquinho). O ideal é observar o desenho do sangue na unha e cortar próximo a ele. Mas as vezes não é possível então corte a pontinha até ver a unha desse jeito.

Por último e mais importante de tudo, relaxe...
Eu sei que você deve estar nervoso/a pois eu falei que sangra, que é perigoso, etc.. mas se você não estiver relaxado/a as coisas ruins acontecem com maior probabilidade. Mente calma transmite tranquilidade para seu cão que sente imediatamente o que você está sentindo. Para falar a verdade a dica mais importante desse post é essa, mantenha-se calma/o durante todo o processo, esse é o segredo que muita gente não consegue seguir.

Porque devo cortar a unha do meu cão?

Se a unha do seu cão não sofrer desgaste e crescer de mais ela tende a fazer uma curva e entrar na pele do animal que sofre ao andar e começa a mancar. Cortar a unha do seu animal não é estética é saúde, então atente-se a patinha dele ou ela.


Tenha um dia de cão com seu CãoMigo sempre.


Um comentário: