Cãomigo Sempre: Filhote Adotado - Papinha

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Filhote Adotado - Papinha

Bom dia amigos do CãoMigo Sempre

Continuando a nossa serie "Filhote Adotado", vamos conversar hoje sobre a segunda fase da alimentação dos filhotes de cão adotados ou não.


Depois da fase leite materno ou substituto de leite materno (conforme ultimo post), o filhote precisa começar a ser apresentado ao universo das rações.


Como menciono em detalhes nesse post sobre "Como escolher ração", é muito importante alimentar seu peludinho com ração canina, pois somente a ração possui todos os nutrientes e proteínas suficiente para manter seu cãomigo saudável. Como ele em breve vai se alimentar somete de ração, você precisa introduzir esse universo a ele, fazendo com que ele abandone o leite materno.

Quando devo começar a alimentar meu filhote com papinha?

Depois dos 25 dias de vida até os 45 dias de vida, é importante iniciar a introdução de papinha.

Logo no começo, intercale o leite materno (ou o substituto de leite materno), faça isso nos primeiros 3 dias.

Como faço papinha de desmame para filhotes?

Honestamente o melhor a fazer nesse caso é comprar papinha pronta, deixo abaixo exemplos.



Mas se você está com a grana muito curta, existe uma estratégia que você pode utilizar, embora não seja a mais recomendada.

Faça o substituto do leite materno (veja esse link caso não saiba como), aqueça um pouco desse leite no micro-ondas e misture ração para filhotes. Amasse bem até que forme uma papa semi consistente.

Não coloco medida pois a proporção varia conforme a quantidade de ração e de filhotes que possua.

Outra forma de fazer papinha é triturar em uma centrifuga a ração de filhotes seca e depois adicionar água morna até que fique na consistência de papa.

Quanto devo dar de papinha?

Se for uma papinha pronta industrializada existe indicações na embalagem, mas caso esteja fazendo a versão caseira, aconselho que cheque junto ao veterinário a quantidade indicada para cada raça.
A minha experiência nada profissional (não sou veterinária) me diz que os filhotes não costumam comer além da conta, ou seja, deixe um pratinho cheio e analise se acabou rápido ou não, dessa forma empírica (sem base cientifica) você vai acabar aprendendo o quanto precisa colocar.

Meu filhote não quer comer a papinha, e agora?

É bem normal para os filhotes alimentados pela mãe que ele nãos gostem no começo da papinha, mas você deve ser persistente, uma hora a fome ensina a gostar da ração e deixar o leite materno.

Quanto tempo alimento meu filhote com papinha?


O correto é alimentá-los com papinha até os 40 ou 45 dias no máximo, mas se perceber que seu filhote está comendo mais papinha do que no início isso significa que está na hora de trocar para ração de filhotes.
A papinha é apenas temporária, não alimente por muito tempo seu filhote com papinha, é importante que ele mastigue e aprenda a comer ração seca, que auxilia a formação e desenvolvimento dos dentes.


Na próxima seção da série "Filhote adotado", vamos conversar sobre, primeiros cuidados, saúde dos filhotes.


Tenha um dia de cão com seu CãoMigo sempre.

Fonte: 

Um comentário:

  1. I have become happy to have a look at this newsletter after searching at google, after reading I have written a chunk of the article about apple cider vinegar fruit fly trap : Thank you for the thing and supporting me.

    ResponderExcluir