Cãomigo Sempre: Filhote Adotado - Substituto de Leite Materno Cães

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Filhote Adotado - Substituto de Leite Materno Cães

Bom dia a todos/as!

Hoje vamos conversar sobre um tópico muito importante para os amantes desses peludinhos. Sei que muitos apaixonados por cães como eu, costumam adotar com uma certa frequência os SRD (Sem Raça Definida) que cruzam seu caminho.

Não sei se é extrema inteligência canina ou o nosso coração mole, porém é muito mais comum você achar e recolher filhotes na rua. Um dos principais motivos (além do fato deles serem fofos) é que um SRD mais velho já conhece a rua e tem um certo receio de humanos (por já terem sofrido muito), os cães de rua mais velhos já sabem onde, quando e que hora ele consegue encontrar comida, por isso se escondem melhor que filhotes.

Uma vez que você recolheu um filhote na rua (lembrando que todo cão até 1 ano de idade é considerado filhote) se esse peludinho já tem mais de 3 meses de vida ele consegue se virar com qualquer tipo de comida (embora seja recomendado fornecer ração de filhote), o principal problema são os filhotes com menos de 3 meses de idade.

Quando você encontra um SRD filhote vivo (pois eles são muito frágeis e acabam morrendo sem os cuidados maternos) com menos de 3 meses de idade é indicado que você preste atenção em alguns detalhes para poder ajuda-lo/a.

Em primeiro lugar leve o filhote para a análise de um veterinário. Ele pode estar gravemente doente e necessita de cuidados especiais. As doenças mais comuns em filhotes são vermes, desnutrição e carrapatos/pulgas, não sou veterinária mas digo por experiência própria. Leve ao veterinário que ele ou ela, sabem muito bem as possíveis doenças que seu filhote pode estar.

Lembrando que não é indicado vacinar ou castrar um filhote até certo mês de vida ou caso o peludinho esteja doente, por isso os cuidados com a saúde são de extrema importância.

Em segundo lugar, questione qual fase de alimentação seu filhote está para o veterinário. Filhotes de cães crescem muito mais rápido do que de humanos, então o intervalo entre as fases da alimentação é muito mais curto, o veterinário irá ajudá-lo nessa distinção.

Definida a fase você provavelmente vai se deparar com 2 situações:

1- Seu filhote necessita de leite


2- Seu filhote necessita de papinha


Como você adotou o cão creio que a mãe não esteja por perto para auxiliar o filho, então você vai precisar fazer o leite dele (caso a mãe tenha morrido o problema é o mesmo também).

Como fazer leite de amamentação canina?

Não alimente seu filhote apenas com leite de vaca pois o leite de vaca foi feito para bezerros não para cães carnívoros, isso significa que a gordura do leite e todos os outros nutrientes do leite de vaca não são para cães e sim bezerros. Não adianta comprar substituto de leite materno humano, basicamente pelo mesmo motivo da vaca.

O correto é alimentar seu filhote com substituto de leite materno de cães.

Com a nossa tecnologia atual podemos encontrar esse leite em lojas de petshop semi prontos, abaixo deixo a foto de algumas marcas de leite materno para cães.

O preço da lata varia entre R$48 - R$60 a lata de 300g, que rende mais ou menos um litro de leite. É bem caro, caso seu filhote seja de raça grande (o que é difícil de saber, por isso a indicação de uso da lata é por quilo do filhote).

Para que o seu bolso não influencie no desenvolvimento do seu filhote eu deixo duas receitas de substituto de leite materno para cães, caseira. Ambas as receitas são muito boas e vão ajudar o seu pequeno, porém cada uma também tem um custo distinto, analise e veja qual entra no seu orçamento.

Receita 1

Leite para cachorro – Sucedâneo para cães

*200 ml de leite em pó integral
*1 gema de ovo
*1 pitada de sal
*1 colher de chá de óleo vegetal
*1 colher de chá de mel ou dextrosol
*10 gotas de kalyamon B12 ou Ostelin B12
* acrescentar 2 colheres de sopa de água

Preparo: Misture bem os ingredientes. Aqueça a mistura à temperatura do corpo.

Após a 3ª semana de vida oferecer o leite a vontade.

Como fazer essa conta?
Exemplo: meu filhote pesa 1kg e tem 10 dias de idade - Alimentação 25% do peso corpóreo, ou seja, (25x1) /100 -  0,25 (25ml de leite por dia)

Receita 2

Leite para cachorro

*1 xícara de leite integral (de preferência de cabra ou ovelha)
*1 pitada de sal
*3 gemas de ovos (sem as claras)
*1 colher de sopa de azeite de oliva extra virgem
*1 dose de suplemento vitamínico mineral (Nutrifull, Aminomix, Puppy Dog, Nutricare ou similares)

Observações: Se não for possível comprar leite de cabra ou de ovelha integral, procure optar por leite A integral de vaca, não submetido ao processamento UHT – como os das marcas Xandô ou Leite da Fazenda. São opções mais nutritivas, com um perfil de proteínas mais adequado às necessidades de carnívoros como os cães e os gatos.

Preparo: Misture bem os ingredientes. Aqueça a mistura à temperatura do corpo.

Como vou alimentar meu filhote?

Essa parte é bastante delicada pois a ingestão errada do leite pode resultar em pneumonia no seu filhote por isso deixo o vídeo abaixo que ensina como fazer:

Leite para cachorro – Veja aqui a maneira (sem mamadeira) que é mais segura para alimentar os filhotinhos mais novos (se aplica a todo tipo de cachorro filhote, não somente Bulldog)


No próximo post vamos conversar sobre a segunda fase da alimentação de filhotes.

Tenha um dia de cão com seu CãoMigo sempre.

Fontes:
http://www.petlove.com.br/suplemento-vetnil-substituto-do-leite-materno-pet-milk-300-gr-31017383-1/p?idsku=28038

Nenhum comentário:

Postar um comentário