Cãomigo Sempre: Filhote Adotado – Primeiros cuidados saúde dos filhotes

terça-feira, 6 de outubro de 2015

Filhote Adotado – Primeiros cuidados saúde dos filhotes

Filhote de bebê humano ou canino exigem cuidados especiais, pois se tratam ambos, de um pequeno ser vivo desprotegido, que exige atenção em seus primeiros meses de vida.

Existem algumas doenças bastante comuns em filhotes que necessitam de atenção e cuidados para que o pequeno não venha a falecer.

As doenças mais comuns são:

Vermes:

Geralmente adquirido através do leite materno. Durante o parto as cadelas necessitam comer a placenta de seus filhotes para que os mesmos respirem e sobrevivam.

Pode parecer nojento (e de fato é) mas faz parte da natureza e precisa acontecer.

O problema é que esse ato de ingestão da placenta acaba contaminando a mãe que por sua vez contamina os filhotes.

O que as pessoas não sabem é que vermes podem matar, tanto o filhote quanto o dono. Isso mesmo... o dono.

Os vermes podem ser encontrados em praticamente qualquer habitat. Muitos vermes também são parasitas o que dificulta o seu controle pleno.

Os vermes circulam livremente no trato intestinal e passam desapercebidos por todo o sistema digestivo alimentando-se, basicamente, do que você fornece, ou no caso do cão, do que o seu cão fornece.

Os vermes poderiam viver em paz no nosso sistema digestivo (muitos parasitas vivem sem você saber), só que eles se reproduzem muito rápido e acabam ocupando grande parte do seu bolo intestinal. Como resultado do volume excessivo de vermes a barriga do filhote incha, ele fica apático e começa a defecar esses vermes, as vezes chegam a vomita-los.

Se não tratado o filhote e o dono, podem acumular muitos vermes que, pela falta de espaço, se sobrepõem formando verdadeiras pedras de vermes, com isso, o seu sistema digestivo (e o do seu cão) ficam obstruídos danificando a sua ingestão e excreção de alimentos.

A existência de vermes em ambos (dono e filhote) tende apenas a aumentar, se não for tratada, e a ida ao hospital acaba tornando-se tardia em alguns casos.

Se você está cuidando de filhotes leve-o ao veterinário e trate seu pequeno com vermífugos.

Não se esqueça de procurar um médico para você também pois da mesma forma que o filhote pode te transmitir vermes, você pode transmitir vermes para ele. Controle o seu ambiente, vermifugando ambos e mantenha o local dos filhotes limpo, para a situação não piorar (depois de mortos os vermes saem nas fezes e alguns ainda podem sair vivos por isso o ambiente deve ser limpo com frequência).

Desnutrição

Outro problema comum em filhotes é a desnutrição. Muitas vezes os filhotes se recusam a ingerir o leite da mãe, ou, se recusam a ingerir o substituto do leite materno para cães. Ambas situações podem resultar na desnutrição dos filhotes.

A parte difícil é descobrir que isso está acontecendo, pois como os filhotes são pequenos torna-se difícil identificar seu crescimento.

Consulte um veterinário e veja qual é o peso ideal para cada fase de desenvolvimento do pequeno, e crie a rotina de pesa-lo para que você acompanhe de perto seu crescimento.

Carrapatos/ pulgas

Se você está com filhote adotado, muito provavelmente você desconheça a origem do pequeno.

Como você não sabe de onde ele veio é bem provável que ele possa estar com pulgas ou carrapatos, principalmente se você mora longe de grandes cidades (mas até mesmo na cidade é possível encontrar esse problema).

O indicado é que você leve imediatamente após ter recolhido o filhote, a um veterinário que irá indicar a forma correta de controle de pulgas e carrapatos em filhotes.

Se há uma coisa que todo filhote precisa é de carinho, então “não poupe despesas” quando o assunto for carinho no filhote. Conforme eles forem crescendo eles irão exigir cada vez mais carinho e atenção.

Lembre-se que é sua responsabilidade aquela vida, e se seu cão crescer antissocial ou bravo, a culpa é exclusivamente sua. Em minha experiência pessoal não existe cachorro ruim e sim donos ruins, que não ensinaram a seus cães que humanos não lhe farão mal.

Educação e amor são a palavra de ordem para qualquer dono que efetivamente ame seu cãomigo, lembre-se sempre disso.




Tenha um dia de cão com seu CãoMigo Sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário