Cãomigo Sempre: Como ensinar seu cachorro a parar de latir

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Como ensinar seu cachorro a parar de latir

Eu amo meu cãomigo e adoro passar horas com ele, mas não aguento mais ouvi-lo latir.

Quem nunca se deparou com esse sentimento?

Alguns cães latem mais que outros, isso varia conforme a raça e o temperamento do seu cão. Geralmente cães mais novos e agitados tendem a latir com mais frequência para chamar a sua atenção, só que se o dono não pôr fim a essa reação do seu cãomigo o mesmo pode desenvolver gosto pelo latido e tornar a sua vida um verdadeiro caos.

Mesmo que seu cão não seja um filhote é possível ensina-lo a parar de latir apenas com um comando.

Antes que você inicie a sua jornada de adestramento para fazer o seu cãomigo parar de latir ao comando, eu sugiro que leia previamente os artigos abaixo, pois para que ele te obedeça, você necessita criar um laço de confiança com seu cão, através do adestramento básico.


É muito difícil ensinar um cão que não tenha aprendido previamente os comandos básicos de adestramento, pois esse comando em especial é bastante avançado para um cão não adestrado.

Uma vez que seu cãomigo já conhece o básico é hora de ensinar o comando “Fala”. Esse comando tem o intuito de ensinar o seu cão a latir quando você solicitar.

Parece contraditório que esteja te dizendo para ensinar o seu cão a latir quando o seu objetivo é que ele pare de latir, mas a questão é que seu cão precisa entender a diferença entre o latir que você permite, e o latir que ele tem que se silenciar. Ensinando o comando fala o seu cãomigo vai perceber rapidamente que ganha mais a sua atenção ao latir sobre solicitação, do que o inverso, por isso é importante esse primeiro comando.

Para ensinar o comando “fala” eu recomendo que tenha perto de você um biscoito ou algum presente que seu cão goste muito e um clique (caso não saiba o que é um “clique” veja esse artigo).

O comando “fala” é bastante difícil de ser ensinado, eu mesma tenho 5 cãomigos e só consegui ensinar esse comando a 2, mas não desista, persistência é a chave do sucesso.

Observe seu cãomigo e identifique uma situação em que ele lata de forma natural, por exemplo, a maioria dos cães latem por frustração, ou seja, quando eles não conseguem algo eles tendem a latir. Use a frustração ao seu favor, eu tenho uma Golden que ama brincar com a bolinha, segurar a bolinha sem jogar para que ela pegue é o suficiente para que ela comece a latir. Identificando isso eu comecei a segurar a bolinha e a dizer o comando “Fala”, se ela latisse eu clicava com o clique e jogava a bolinha (que era o que ela mais queria no momento), caso negativo eu insistia no comando até que ela latisse.

Isso pode não ocorrer de forma tão fácil quanto eu descrevo acima, mas o princípio é esse.
Com o tempo você vai perceber que ela ou ele já entendeu o comando e é a partir daí que você começa a dificultar as coisas. Comece a pausar o tempo em que você diz “Fala”, faça com que o seu cãomigo entenda que o comando “fala” é o comando que “libera” o latido, e no meu caso, a bolinha.

Aos poucos o seu cãomigo vai ficar “calado” esperando o seu comando e é então que você precisa marcar o comando.

Marcar o comando é efetua-lo fora do ambiente de treinamento, por exemplo, sem a bolinha no meio do dia você pede para o seu caomigo o comando “fala” (associe um gesto ao comando que isso ajuda bastante o aprendizado), se ele ou ela responderem ao comando sem a bolinha isso significa que ele está aprendendo.

Fique seguro apenas quando o seu cão não hesitar em latir quando você disser o comando “fala”, quando isso ocorrer pense em passar para fase 2.

A fase 2 é a fase que você deseja, e seu cãomigo a essa altura está pronto para ela.

A fase 2 é um pouco mais fácil de ser ensinada, mas se a fase 1 não tiver sido concretizada ela não irá ter o êxito esperado.

Novamente volte a observar seu cãomigo, que ainda deve estar latindo bastante, observe o porquê que ele está latindo, se for de seu interesse que ele continue latindo então deixe (os cães costumam proteger a casa latindo e isso é bom), mas se seu cão esta latindo para um pássaro, ou um espantalho, ou qualquer motivo que você julgue desnecessário seu latido, é aí que você deve agir.

No momento em que ele estiver latindo posicione-se a frente do cão e faça o gesto de silencio seguido do comando “quieto”, faça isso de forma firme para que ele entenda que esse comportamento não é aprovado por você. Se o cão se calar ao comando, dê parabéns, clique e presenteie seu cão. Muito provavelmente ele vai voltar a latir, pois ele não vai entender o comando na primeira vez, por isso repita o processo até que ele desista de latir e faça outra atividade.

Quando seu cão sair do local onde ele latia, vá atrás dele e aplique o comando “fala”, quando ele latir a comando dê um presente. A ideia é que ele compreenda a diferença entre latir sob comando e parar de latir sob comando, com esses dois comandos em mente o seu cão irá te obedecer sempre.

Lembre-se que latir é a forma do cão se comunicar, ou seja, não há nada de errado nisso, o problema são os excessos.

De forma alguma faça alguma intervenção cirúrgica para remover as cordas vocais do seu cão, ou utilize de métodos que machuquem seu cão quando ele latir, além de cruel isso é desnecessário e vai deixar seu cão mais agitado e nervoso, o que pode acabar em agressão da parte do peludo. Cuide do seu cãomigo e ensine a ele o que você deseja, da forma mais carinhosa possível para que ele reaja da forma mais carinhosa possível.

Não se esqueça sempre de que ele pode estar apenas te protegendo quando late por isso observe bem antes de brigar ou pedir para que ele pare de latir.


Tenha um dia de cão com seu cãomigo sempre.

4 comentários:

  1. Bom dia....
    Eu também tinha esse mesmo problema com meu cachorro. Não deixava ninguem dormir aqui em casa, latia demaisss!
    Depois que apliquei nele as técnicas desse curso http://hotmart.net.br/show.html?a=N3564678J não tivemos mais problemas. Esse curso é ótimo, recomendo viu

    abraços

    ResponderExcluir
  2. Amei o o artigo.... Na minha casa também tinha esse problema... Meu cachorro latia muitooo!
    Depois que apliquei as técnicas encontradas neste curso http://bit.ly/cursoadestrarcaes não tivemos mais problemas. Esse curso é ótimo, recomendo viu!

    ResponderExcluir