Cãomigo Sempre: Pugs vs Balança

quinta-feira, 26 de março de 2015

Pugs vs Balança

Bom dia Cãomiga ou Cãomigo!
Nosso post de hoje eu já havia publicado em meu outro blog "Gordinha sem stress", mas como ele envolve o mundo cãomigo Sempre, estou postando novamente aqui.
Quem sabe outros donos de pugs possam estar sofrendo esse mesmo problema com seu cãomigo.
Espero que gostem...


Esse post possui uma temática diferente do que venho fazendo, mais decidi escrever sobre o assunto pois de uma certa forma ele está ligado a emagrecimento e vida saudável.
Eu tenho 4 cachorros, uma Golden, um Pastor, e dois Pugs.
Para quem não conhece pugs eles são cachorros bem troncudos que apesar de praticamente não terem focinho, eles sentem cheiro de comida perfeitamente bem.

Eu preocupada com a minha perda de peso não notei que os meus pugs estavam engordando.
A minha pug fêmea estava pesando 9 quilos e o meu macho estava com 10 quilos. Para mim eles estavam perfeitos, mais ao leva-los a veterinária, eu acabei levando bronca pois ambos estavam acima do peso.
Quem é gordo? Eu?
Será que ela esta falando de mim?

Eu logo pensei que a culpa fosse minha e me senti muito mal, mas a veterinária me explicou que essa raça tem propensão a engordar e que provavelmente ambos deveriam estar comendo ração comum não light.
Foi um momento irônico na minha vida, tudo que venho comendo eu presto bastante atenção na embalagem para ver se está escrito diet ou light nelas. Nunca imaginei que precisasse fazer isso para cães. 
Eu questionei a veterinária qual seria o peso correto para os dois e ela respondeu 8 quilos. Imediatamente eu fiquei feliz, pois achei que um ou dois quilos seria fácil de fazer meus lindinhos perderem.
Eis que começou a batalha da balança para meus pugs.
Iniciei o processo comprando a ração light , como solicitado, e eliminei todos os biscoitos extras que eu dava ao longo do dia.
No começo eu fiquei com muita dó pois eles esperavam esse biscoito e eu não dava. 
Os dias passaram e eles se acostumaram com a rotina de apenas um biscoito entre as refeições, mas eu notei que perto do horário das refeições eles ficavam agitados, claramente com fome.
Passou um mês dessa dieta e achei que ambos já haviam emagrecido....só que não.
Eles perderam algumas gramas somente, e foi o momento que eu percebi que a batalha dos pugs contra a balança seria sangrenta.
Percebi que só a redução da comida não seria suficiente, eles precisavam se exercitar.
Quem conhece pugs, sabe que eles são cães braquiocefálicos e que respirar é meio difícil pra eles, logo, andar por muito tempo ou correr cansa muito rápido os bichinhos. Eu precisava criar um plano de fitness pra eles.
Eles começaram com uma caminhada lenta sobre a esteira, sim cães podem usar esteira é só prestar atenção, no começo os pugs ficaram meio perdidos sem entender porque eles andavam e não saiam do lugar, mais depois do terceiro dia eles começaram a se divertir na esteira.

Conforme eles melhoravam a performance, eles mesmos pediam mais, acelerando os passinhos, e eu aumentava a velocidade da esteira.
Esse esquema de fitness funcionou perfeitamente com meus pequenos e eles atingiram o peso correto (pelo menos eles já conseguiram seus objetivos), só que a veterinária recomendou que eles mantivessem a dieta, evitando assim o aumento de peso. Eu achei injusto com eles.....coitados.... eles nem podem comer um chocolate de parabéns ou algo assim.
Só posso olhar

Enfim.... eles ainda estão na dieta light e até o momento eles não reclamaram da comida, entretanto recebo muitas reclamações quando eles se aproximam da esteira. Ao menos ensinei a meus pugs a se exercitarem, pena que eles não sabem ligar a esteira.
E essa foi a batalha dos pugs vs balança.
Os meus pugs, embora estejam no peso correto, ainda parecem troncudos e gordinhos. Para mim eles são eternos gordinhos sem stress. Você não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário