Cãomigo Sempre: Método clique para adestramento de cães

sexta-feira, 27 de março de 2015

Método clique para adestramento de cães

Bom dia CãoMigos

Hoje vamos conversar sobre um método de adestramento excelente e não agressivo para o seu CãoMigo.
O método clique é bastante usado por diversos adestradores profissionais por ser bastante eficiente.
O princípio básico desse método é o de recompensa por bom comportamento. O cão associa de forma rápida o que é um bom comportamento, pois é recompensado por ele, ao mesmo tempo que um mal comportamento ou um comportamento diferente do que você deseja, não lhe traz nenhum benefício.
Esse é o princípio de tudo.
Para que seu cão entenda de forma mais eficaz o que é um comportamento positivo você insere um som que é o clique. No início você precisa ensinar ao seu CãoMigo o que o som do clique representa.
Para aqueles que não conhecem um clique segue a foto abaixo:


Não é difícil comprar um clique pois ele é vendido nas principais redes de petshop do Brasil. Para treinar seu CãoMigo, você necessita de um clique e alguns biscoitos ou qualquer quitute que seu cão realmente goste. Dependendo do seu CãoMigo as vezes um brinquedo o deixa mais recompensado do que um quitute, então antes de inicializar o treino certifique-se que esteja trabalhando com algo muito bom para seu CãoMigo.


Com o clique e recompensa em mãos, inicie o treinamento para reconhecimento do som do clique.
Esse treinamento é bastante simples. Sente-se junto ao seu CãoMigo e use o clique, toda vez que ele olhar para você ao ouvir o som do clique dê a recompensa a ele. Alguns cães são bastante ansiosos e demoram a olhar pra você, mais não desista.
Um pastor alemão, que é um cão bastante "esperto" com dois cliques ele/a já irá demonstrar sinais de que está entendo que precisa olhar pra você após o som, para receber a recompensa. Outros cães são mais "lerdinhos" e exigem mais repetições, o importante é manter a disciplina: clicou ...olhou pra você...recompensa, clicou e não olhou não dê nada, clique novamente até que ele olhe pra você.
A ideia é fazer com que seu CãoMigo compreenda o som do clique e goste dele de forma positiva.


Uma vez que seu CãoMigo persistir no comportamento, ou seja, olhar pra você a cada clique, você já pode considerar a parte 2 do adestramento.
No próximo post irei ensinar como você pode adestrar seu cão e ensina-lo a sentar usando o método clique.
Tenha um dia de Cão com o seu CãoMigo.



Gostou do post? Surgiu alguma dúvida? Deixe seu comentário e teremos prazer em ajuda-lo/a.

Nenhum comentário:

Postar um comentário