Cãomigo Sempre: Ensinando o "fica" - método clique

terça-feira, 31 de março de 2015

Ensinando o "fica" - método clique

Bom dia CãoMigos!

Continuando a seção adestramento pelo método clique, hoje iremos aprender como ensinar o nosso CãoMigo o comando "fica".
Como em todos os outros comandos primeiramente adquira a atenção do seu CãoMigo, elimine todas as distrações e tenha em mãos sempre a recompensa que seu cão mais gosta.
Inicie o treino repetindo pelo menos 3 vezes cada comando já aprendido pelo seu cão, no nosso caso o "senta" e o "deita".
Depois do seu CãoMigo repetir de forma correta os comandos já aprendidos inicie o treino do comando "fica". Para ensinar o fica eu, pessoalmente, quebro a regra de ensinar primeiro o movimento com as mãos e depois a voz, pois acho que o cão se confunde muito no "fica", pois ele ocorre depois do comando "senta".
De qualquer forma que você achar mais prática para seu cão siga os passos abaixo:

1- Diga o comando "senta"

2- Quando o cão sentar, não dê a recompensa ou clique pois o comando que você quer que ele aprenda é outro.

3-Coloque a mão conforme desenho abaixo e diga "fica"

4- Se o cão não se mexer, clique e dê a recompensa de imediato

5- A cada repetição aumente o espaço em que o cão deve permanecer no "fica" e clique somente quando você desejar que ele se movimente, não esqueça da recompensa em seguida.

O "fica" as vezes é difícil de ensinar pois alguns cães são muito ansiosos, mais seja consistente no treinamento, ou seja, repita sempre o mesmo comando mais clique mais recompensa, ele irá entender através do método de repetição mais reenforço positivo.

A cada comando novo que seu CãoMigo aprende mais obediente ele se torna, o que facilita cada vez mais as saídas para passear ou o processo de alimentação.
Abaixo deixo um vídeo em que fiz com meus cães na hora de comer, eu sempre treino eles nesse horário, pois estão com fome e a recompensa é mais importante que qualquer coisa.
No vídeo abaixo eu utilizo o "senta" e o "fica", antes de alimenta-los, como eles já conhecem bem esses comandos, eu só faço movimentos com as mãos e eles obedecem.

No próximo post iremos conversar sobre o comando "dá a patinha".

Tenha um dia de cão com seu CãoMigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário