Cãomigo Sempre: Como escolher a ração adequada para meu cachorro

domingo, 31 de julho de 2016

Como escolher a ração adequada para meu cachorro

A algum tempo atrás escrevemos sobre “Como escolher ração” e recebemos solicitação para atualizar essa postagem com mais informação sobre o assunto.

Se você está à procura da ração ideal para seu cachorro o primeiro passo que deve ser feito é a leitura minuciosa da embalagem do alimento, pois é ali que você irá encontrar as principais informações que necessita para uma boa avaliação.

Em segundo lugar preste atenção na marca do fabricante da ração. Se possível use a internet ou pergunte ao veterinário do seu cãomigo sobre a reputação da marca escolhida. Muitas vezes os fabricantes de má qualidade utilizam carcaça de animais na fabricação do alimento como: osso de galinha, pena, unha, etc. Essas não são boas fontes de proteína, entretanto aparecem na embalagem descritas apenas como proteína. Por esse motivo faz-se importante confiar no fabricante da ração.

Escolha uma ração que contenha pelo menos 80% de alguma fonte de proteína como carne de vaca, cordeiro, frango ou peixe. Rins ou fígado de boi são excelentes fontes de proteína e embora pareça uma carne ruim (confesso que existe pessoas que gostam dessas partes do boi) para seu cachorro são boas fontes de proteína, então não se assuste ou descarte a ração que contenha esse tipo de proteína.

Geralmente o frango costuma ser bastante palatável para o cachorro, então caso você tenha dificuldade em fazer seu cãomigo consumir ração seca eu oriento que tente utilizar uma ração com maior quantidade de frango, pelo menos os meus cãomigos e outros que conheço AMAM.

Entenda que cada fase do seu cachorro requer uma alimentação diferenciada, ou seja, se ele é filhote escolha a ração especifica para filhotes pois eles necessitam de outro tipo de nutrição diferente do adulto.

Muitas pessoas esquecem que os cães envelhecem e assim como os humanos algumas vitaminas e outros nutrientes precisam ser repostos na velhice que não eram necessários reposição na fase adulta, logo, troque a ração do cãomigo quando ele atingir a idade mais avançada. Hoje no mercado existe uma grande variedade de rações para cães idosos.


Posso dar ração que contenha arroz ou outros grãos para meu cachorro?

Arroz e outros grãos são excelentes fontes de carboidratos que seu cachorro transforma em energia. É um nutriente muito importante que auxilia o bom funcionamento dos órgãos do seu animal, especialmente se ele é ativo e gasta muita energia. Algumas pessoas acreditam que o cachorro possa ter alergia ao glúten, o que pode ser verdade, mais na maioria das vezes essa não é uma alergia comum nos cachorros então não se preocupe com isso, a menos é claro, que seu animal apresente muita diarreia ou algo assim (procure imediatamente o veterinário nesse caso para avaliação).

Posso dar ração vegetariana ao meu cachorro?

Nada é proibido se instruído por um veterinário. Entretanto já consultamos mais de um veterinário e todos concordam que a melhor maneira de alimentar seu cãomigo é com ração que contenha proteína animal. Lembre-se, cachorros são descendentes de lobos e lobos são CARNÍVOROS, seu cachorro é um carnívoro. Desculpe-me vegetarianos de plantão que venham criticar o post, mas se você deseja um animal que coma planta eu sugiro que adquira um Panda não um cachorro.

Mas porque existe ração vegetariana?

Existe cachorros alérgicos a carne, ou com outras doenças nas quais eles são impedidos de ingerir proteína.

A minha Pug quando pequena sofreu uma doença rara no fígado e não podia comer proteína, senti muito dó da minha pequena pois ela só comia arroz e sentia muita fome o tempo todo pois esse não é o alimento correto para um cachorro. Graças a Deus ela está curada e voltou a comer a sua carninha.

Procure sempre o veterinário, ele irá indicar a ração mais adequada para o porte do seu cachorro, peso, idade, etc, porém estimo que com esse post complemento do “Como escolher ração”, você tenha informação suficiente para melhor procurar a ração do seu cãomigo. Lembrando que somos apenas um blog informativo e eu não sou veterinária, apenas uma apaixonada por cães que muito estuda.


Tenha um dia de cão com seu cãomigo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário