Cãomigo Sempre: Como identificar sinais de superaquecimento no cachorro.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Como identificar sinais de superaquecimento no cachorro.

Esse assunto é de extrema importância para seu cachorro e merece muita atenção pois caso você identifique esses sinais e não tome as devidas providencias você pode levar seu cão ao óbito.

Entenda em primeiro lugar que é extremamente difícil para o cachorro manter sua temperatura corporal, explicamos melhor esse assunto nesse post aqui, caso queira detalhes. Como o cachorro possui dificuldades em se aquecer e se resfriar é muito importante que você preste atenção a sinais que efetivamente podem salvar a vida do seu cachorro.

O que pode acontecer com meu cachorro se ele superaquecer por muito tempo?

A maior e mais drástica consequência do superaquecimento é o infarto fulminante.

Isso ocorre, pois, um dos primeiros sintomas de superaquecimento nos cães é a aceleração dos batimentos cardíacos. Seu cão começa a acelerar o batimento cardíaco devido à elevação da temperatura corporal.

Alguns cães como pugs por exemplo, são mais propensos ao superaquecimento isso ocorre por serem braquiocefálicos e possuírem dificuldades em respirar devido a pequena cavidade nasal de seu crânio.

Como posso evitar o superaquecimento no meu cachorro?

Nunca deixe seu cão exposto ao sol e brincando por muito tempo, essa costuma ser uma combinação muito comum para o superaquecimento.

Nunca, mas nunca mesmo, abandone seu cachorro dentro do carro que está sob o sol. Não importa que seu cachorro fique com a janela aberta e que você saia por alguns minutos. Como disse antes os cachorros são péssimos em se resfriar, ou seja, um minuto no carro pode efetivamente matar seu cachorro. Outra questão comum sobre esse tema é se é possível deixar o animal no carro quando ele tem à disposição água; não se iluda, seu cão não compreende o que está acontecendo o que mais importa para ele é vê-lo voltar ao carro, logo, ele não irá beber nem um gole da sua água, por esse motivo em hipótese alguma deixe seu cachorro no carro sozinho em dias de sol.

Outro motivo comum para o superaquecimento em cachorros é deixar o cachorro no quintal sozinho em dias de sol. Quando você menos espera ele superaquece e caso não tenha acesso a nenhuma sombra isso pode ser fatal.

Mas do jeito que você fala meu cachorro não sabe se resfriar sozinho, ele é burro?

Bom, ele é um animal, ele não entende muito bem o que está acontecendo. Porém ele sabe que está passando mal e procura sim ajuda. A primeira atitude do seu cachorro será procurar abrigo na sombra, ele vai ficar ali quietinho tentando se resfriar. Em segundo lugar ele vai procurar água, alguns cães chegam a fazer bagunça na água tentando resfriar as patas e em seguida deitam sobre a poça de água (Golden são fantásticos fazendo isso), porém essa parte da água não é comum geralmente ela é realizada por cachorros mais “inteligentes”.

Mas cabe ressaltar que na situação do carro o seu cão está muito preocupado se você vai voltar e porque ele não pode segui-lo por essa ração ele com certeza nem verá água a disposição.

Sinais de superaquecimento no seu cachorro:

Observe atentamente a um ou mais desses sinais abaixo.
  1. Cachorro ofegante e tremulo 
  2. Língua para fora com baba excessiva
  3. Corpo muito quente ao toque
  4. Olhos dilatados
  5. Ele começa a mancar ou até mesmo desmaia
  6. Língua e gengiva excessivamente vermelha. As orelhas também podem ficar vermelhas em alguns cães
  7. Está bebendo muita água de forma desesperada

Fizemos um vídeo exemplificando o antes e depois do superaquecimento.

O que eu posso fazer para salvar meu animal?

Essa é a parte mais importante desse texto.

Ao ver seu cachorro com um ou mais sinais descritos acima corra e molhe a barriga e as patas do seu cachorro.


Já fiz isso e ele continua ofegante e tremulo e agora?

Jogue ele no chuveiro, na piscina em um balde de água. Não tenha dó, isso realmente vai salvar a vida dele.

Caso seu cachorro tenha desmaiado vá direto a opção de colocá-lo na água pois o desmaio é um sinal extremamente sério. Em seguida leve ele ao veterinário para checar os sinais vitais.

Eu preciso levar meu cachorro ao veterinário caso ele não tenha desmaiado?

Não, provavelmente a água irá solucionar o problema. Porém caso os sinais não desapareçam após a submersão em água leve-o ao veterinário.

Superaquecimento no cachorro é um assunto sério, principalmente pois vivemos em um pais tropical e no verão isso é realmente comum nos cães.

Tenha um dia de cão com seu cãomigo sempre.

*Não somos veterinários esse texto foi escrito com o auxíliode veterinários. Caso tenha dúvidas estamos à disposição nos comentários, tentaremos lhe responder na medida de nossos conhecimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário