Cãomigo Sempre: Como treinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Como treinar seu cachorro a fazer xixi no lugar certo

Xixi ali, xixi aqui, xixi em todo lugar.

Quem possui um cãomigo sabe muito bem a dor de cabeça e a “síndrome do esfregão” que acompanha o cachorro onde quer que ele deseje “descarregar seu liquido”.

Muitos donos principiantes cogitam até em abandonar seus amiguinhos devido ao problema. Acho isso um absurdo uma vez que o problema não está no cão e sim no seu dono.

Desculpa se ofendi alguém porem a verdade nua crua é essa: seu cão faz xixi em todo lugar por que você não o ensinou a urinar no lugar correto.

Tente entender a situação pelo lado do cão: “É um território novo, você não urinou nele, porque eu não posso urinar? ”

Cachorros delimitam seu território através da urina, então dentro dele existe a gigante necessidade de demarcar seu território. Para ele seu sapato, seu sofá ou sua cama são apenas “territórios sem dono” e ele acaba urinando para que outros animais não se aproximem.

Mas antes de tudo, existe alguém no mundo que é a coisa mais importante para ele, e esse alguém é você, o dono querido que o alimenta regularmente. Se o dono deixar claro que o sofá não é um lugar de xixi é obvio que seu cãomigo vai obedecer, basta você deixar essa informação bastante clara para ele.

Eu não sei quem foi a primeira pessoa que espalhou esse boato mas esfregar o focinho do cachorro no chão com urina, não é a forma correta de ensina-lo a não fazer xixi ali. Na verdade, nem eu consigo entender o princípio de esfregar o focinho dele no chão, imagina o cachorro. Para mim esfregar o focinho dele no chão é o mesmo que dizer “olha o que você fez”, mas o seu cão está ciente do que ele fez então…pra que reforçar? Ele quis urinar ali para marcar território logo, não foi sem querer, ele sabe o que fez.

Você pode argumentar que os filhotes urinam em qualquer lugar e que eles não fazem isso de propósito. É verdade, filhotes ainda estão aprendendo a controlar a bexiga, afinal, eles não usam fraldas, mas mesmo os filhotes, aprendem a urinar no local correto basta ter paciência e ser persistente.

Persistência é a chave no mundo do adestramento canino. Desistir ou hesitar são palavras que devem ser abolidas do dicionário do adestramento. Se você desistir o problema vai permanecer ou piorar, se você hesitar o cachorro ficara confuso e não vai aprender.

Afinal o que deve ser feito para ensinar seu cãomigo a fazer xixi no lugar certo?

Em primeiro lugar defina o local onde seu animal pode urinar. Um quintal ou um tapetinho descartável são os mais indicados.

Em segundo lugar, lembre-se que seu cãomigo tem um excelente nariz e sabe usá-lo como ninguém, mesmo se for filhote, então eu recomendo que você procure alguma essência atrativa canina (deixo alguns exemplos abaixo). Aplique essa essência no local onde você deseja que seu cãomigo urine.

Em terceiro lugar e o mais fundamental de tudo, crie uma rotina. Cachorros adoram rotina, e aprendem muito com ela. Por experiência própria eu lhe aviso que os cães costumam urinar com mais frequência após as refeições, logo, aproveite-se dessa informação e após as refeições crie o habito de acompanhar seu cachorro até o local definido para urina.

O quarto passo conta com a sua paciência. Coloque o cão no “chão da urina” e espere. Caso escolha o tapetinho, coloque o cão no tapetinho e espere. Ele saiu você volta a colocá-lo no tapetinho ou no quintal. Não saia dali até que ele urine no lugar certo.

Não desista, isso pode demorar um pouco. Caso seu cãomigo já tenha urinado antes da refeição provavelmente ele não vai querer ir e nesse caso até recomendo que tente novamente em outro momento. Mas se ele não urinou antes da refeição, tenha paciência.

Meus cãomigos até chegavam a deitar no “chão do xixi” de tanto que esperávamos, mas eu lhe garanto que uma hora acontece.

O segredo é esperar e conversar com seu cão, ensine a palavra “xixi” e faça isso de forma divertida. Quando ele urinar no local correto faça a festa. E quando digo festa me refiro a festa. Dê comida, brinque, beije, dê toda a atenção do universo a ele.

Se tem algo que seu cão entende muito bem, é quando te agradou e isso para ele é tudo na vida. Com o tempo e persistência ele vai entender que comer + ir ao chão do xixi + fazer xixi resulta em te agradar e ele aos poucos vai fazer isso sozinho.

Filhote ou não filhote, o método de ensino funciona para os dois. Os filhotes demoram um pouco mais a aprender pois necessitam ir ao banheiro mais vezes que os adultos, mas se você perceber que seu cão urina de 2 em 2 horas, passe a leva-lo de 2 em 2 horas ao local correto.

Aos poucos você não vai mais precisar leva-lo, porém até lá seja persistente.

Mas e se ele errar?

Bom…acidentes acontecem.

Os cães também urinam para chamar a atenção, então cuidado para não dar atenção a ele nesse momento, ou ele vai achar uma boa ideia urinar ali.

Gritar, brigar, ou até mesmo bater são sinais de que você está prestando atenção nele, logo, não faça nada. Controle-se respire fundo, deixe o cachorro sair do local e limpe o ambiente. Sem a sua atenção, fazer xixi errado não terá graça, e ele logo, logo, desiste de fazer xixi ali.

Eu tenho uma pug que gosta tanto de urinar no local correto que ela me chama para assistir seu feito. Sim é verdade ela me chama. Como que ela me chama? Ela se aproxima de mim e corre como uma doida para direção do tapetinho, se eu não seguir, ela volta, até que eu a siga. É a coisa mais fofa, ela faz seu “xixi amigo” (como eu decidi chamar) e corre para receber sua comidinha e carinho, ela sabe o certo e sabe o resultado de fazer o certo.

Não se desfaça do seu cachorro por um motivo tão estupido quanto xixi, se sua mãe não tivesse a paciência de te ensinar onde urinar, você também estaria fazendo xixi pela casa, pense nisso antes de se desfazer de seu cãomigo.

Adestrar seu cão é a maior expressão de amor que você pode dar ao seu cachorro, então eduque e adestre seu cãomigo.


Tenha um dia de cão com seu cãomigo sempre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário